BlogBlogs.Com.Br

domingo, 15 de agosto de 2010

Esculturas de Chocolate

Aos que me conhecem sabem que não é de hoje que admiro o chocolate, minha matéria prima preferida.

Nos últimos dias tenho tido uma chuva de informação quanto a Esculturas de chocolate, uma modalidade que exige talento e técnica aliados.



Existem duas possibilidades para fazer escultura em chocolate, um delas é esculpindo uma pedra de chocolate a outra é através de montagem peça por peça.
Abaixo tem uma foto do Chef Diego Lozano, Pâtissier e Chocolatier na aula ministrada por ele em seu Atêlie, uma montagem de um arranjo e flores, a obra é feita inteiramente com chocolate, as folhas e flores utilizando Transfer que é possível fabricar o seu próprio em casa (futuramente explicarei como fazer seu próprio transfer).


Curso do Chefe Diego Lozano dia 14/08 Retirado de @Chefdiegolozano



Abaixo tem um vídeo que mostra uma competição de esculturas de chocolate, muito interessante que eles usam moldes que lembram manequins para fazer um busto, se alguém souber qual material é feito posta nos comentários por favor.





E aqui um vídeo sobre esculturas lapidadas em “pedra” de chocolate. Existe a possibilidade de você comprar a pedra pronta, porem se você não souber, pode fazer a sua própria, com a vantagem de saber qual o procedimento de temperagem do chocolate e qual foi o manuseio dado a ele.




Não tenho nada haver com o vídeo, a música menos ainda, se quiserem podem colocar no mudo




Uma das desvantagens do método esculpido em chocolate é que não é possível conceder brilho ao chocolate, pois ele é muito manuseado, logo você tem que decorar e aplicar um brilho artificial, ou colorir a escultura, sem falar na quantidade chocolate que você usa sendo maciço



Meu método favorito é a escultura montada, porem não sei fazer, fica como desafio para mim, ou se alguém quiser me pagar um Curso o Chef Diego Lozano cobre cerca de R$1.500 no curso de 2 Dias!!!

Abraços,

Caiolito

Nenhum comentário: